Você já ouviu falar sobre a Classificação Indicativa? É um sistema super útil que ajuda as famílias a saberem quais obras audiovisuais (como filmes, séries, jogos eletrônicos e aplicativos) são mais apropriadas para as diferentes idades das crianças, e para quais elas não são adequadas.
Nesse artigo iremos abordar detalhes sobre a importância da classificação indicativa.
Veja também
Livros infantis para ler com seus filhos
Qual tempo de tela por idade é ideal para cara criança?
A importância da Classificação Indicativa
A definição da Classificação Indicativa de cada obra é realizada por órgãos específicos em cada país. No Brasil, o responsável por ela é o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
A Classificação Indicativa utiliza critérios de maturidade para sugerir a idade adequada para cada conteúdo. Assim, os pais podem ter uma noção melhor sobre o que é mais adequado para seus filhos.
O Manual da Nova Classificação Indicativa foi publicado em 2006 e a última edição deste guia prático é de 2021 e, caso você tenha alguma dúvida sobre Classificação Indicativa (Classind), você pode dar uma olhada neste manual.
As obras audiovisuais são analisadas levando em conta três temas principais: “sexo e nudez”, “drogas” e “violência”, bem como a avaliação das descrições e do contexto desses conteúdos. A análise de uma obra é feita como um todo e não apenas de partes isoladas. Por exemplo, no caso de séries, a classificação etária é atribuída ao conjunto de episódios, considerando as particularidades, a frequência, a importância e a composição das cenas relacionadas aos temas mencionados, além de outras características relevantes.
Ao seguir essas recomendações, os pais podem garantir que seus filhos sejam expostos a conteúdos apropriados para sua idade, mas é importante ressaltar também que a Classificação Indicativa não é censura! Ela não proíbe ninguém de assistir a um filme ou jogar um jogo, mas sim oferece informações úteis para que os pais possam fazer escolhas conscientes sobre o que é melhor para seus filhos.

Estamos sempre atentos para recomendar conteúdos adequados para as crianças em nosso portal, como quando sugerimos filmes em nossa programação mensal (exemplo na imagem acima). No entanto, é importante ressaltar que a responsabilidade final de proteger as crianças cabe aos pais. Eles são os melhores juízes para decidir o que é apropriado para seus filhos, levando em consideração seus valores, crenças e nível de maturidade.