A trupe de palhaços-músicos da Orquestra Modesta está em curtíssima temporada pelo estado do Rio de Janeiro, com o esprtáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”, apresentação que une música, teatro e palhaçaria, além de muita interação com a plateia.
Confira os detalhes das próximas apresentações no artigo a seguir.
Veja também
Eventos de Halloween em outubro no Rio de Janeiro 2023
Parque da Magia no Shopping ParkJacarepaguá
Canções Para Pequenos Ouvidos da Orquestra Modesta
Com mais de 100 apresentações realizadas em todo o Brasil, “Canções Para Pequenos Ouvidos” baseia-se na ideia fundamental da simplicidade da música executada por palhaços, com arranjos despretensiosos. As canções abordam temas que criam uma narrativa envolvente para crianças e adultos, levando-os a uma jornada musical. Cada canção conta uma história, algumas promovem reflexões filosóficas, enquanto outras evocam memórias comuns da infância. O repertório abrange diversos estilos musicais brasileiros e inclui muitas brincadeiras e interação com o público.
O espetáculo não apenas destaca as personalidades individuais dos palhaços, mas também compartilha um pouco de suas histórias de vida. Além disso, incorpora cenas de várias temáticas que são familiares ao universo infantil. Equipados com instrumentos musicais, adereços de cena simples e um toque de bom humor, a Orquestra convida tanto pais quanto crianças a testemunhar e participar de momentos teatrais, como um banho animado e atrapalhado, uma brincadeira de bola com um grande globo terrestre inflável e a caótica regência de quatro palhaços da orquestra que, em uma das músicas, se metamorfoseiam em animais de uma fazenda, emitindo cacarejos, mugidos, grunhidos e grasnados, deixando o maestro completamente perplexo.
No dia 05 de novembro, domingo, às 16h, o teatro do Sesc Madureira recebe a apresentação. O espetáculo, que já passou pelo Sesc Niterói , Sesc Tijuca, Sesc Rosinha de Valença e Sesc Barra Mansa, ainda terá sessão no Nova Iguaçu, em 12/11.
Sobre a Orquestra Modesta
A Orquestra Modesta é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural.
Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo criaram em 2015 o show que busca resgatar o universo dos antigos bailes de carnaval para a família, reunindo a cada ano um elenco de 11 palhaços-músicos de diferentes companhias dedicadas ao teatro infantil.
Com 7 carnavais completados em 2023, a Orquestra Modesta já realizou 18 shows, atingindo um público de mais de 30 mil pessoas.
Em outubro de 2017, com um elenco reduzido, a Orquestra estreou “Canções para Pequenos Ouvidos”, seu primeiro espetáculo autoral, sob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada. Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 como umas das personalidades que mais contribuíram para o teatro infantil de São Paulo no ano de 2017, sendo reconhecido por seu trabalho em várias peças e pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística de Canções. Também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.
Em 2018, a convite do Selo Sesc, lançou um CD homônimo com a gravação das canções do espetáculo e lançamento do disco em shows na Comedoria do Sesc Pompeia. O álbum contém 9 faixas e está disponível em todas as plataformas digitais, com ótima recepção de público e crítica musical. Em 2019, em continuidade à parceria com o Selo Sesc, foram lançados dois videoclipes em animação, dirigidos pelo ilustrador Cadu Macedo, aumentando a presença da Orquestra Modesta no universo digital.
Em agosto de 2023, a Orquestra lançou, nas plataformas digitais, seu segundo álbum, “Canções para Pequenos Ouvidos 2”, também pelo Selo Sesc, e em outubro, realiza o lançamento da versão física do material.
Informações úteis sobre o espetáculo
Duração: 60 minutos.
Classificação Indicativa: Livre
Local: Sesc Madureira – Rua Ewbank da Câmara, 90 – Madureira.
Data: Dia 05/11 (domingo), às 16h.
Valores de ingressos: bilheteria presencial. R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia entrada para casos previstos por lei, estendida a professores e classe artística mediante apresentação de registro profissional*), gratuito (credencial plena Sesc e público PCG).