De 12 a 15 de outubro de 2023 o Museu do Pontal preparou uma programação pra lá de especial. Em comemoração ao dia das crianças e também aos dois anos de sua nova sede, na Barra da Tijuca, haverá seis espetáculos circenses para toda a família serão apresentados, todos com entrada gratuita.
Dentre as atrações estão equilibristas, malabaristas, palhações e até atrações internacionais. Confira a programação no artigo.
Veja também
Mês das crianças no Bondinho do Pão de Açúcar e bilhetes a R$ 1
Programação Infantil de Outubro 2023 no Rio de Janeiro
Dia da Criança no Museu do Pontal – Especial Circo
Vai ter alegria e palhaçada pra toda a família na semana das crianças no Museu do Pontal. Confira a programação a seguir:
Dia 12 de outubro
10h – Rodando – O espetáculo da palhaça equilibrista argentina Espuma Bruma acontece na corda bamba. Tem como condimentos bolhas de sabão gigantes, uma misteriosa bola de cristal e a manipulação de objetos. Rodando tem a magia de uma mulher latina que viaja sozinha ao redor do mundo e que usa sua corda bamba como uma ferramenta para emocionar.
11h e 15h – Visita musicada – Nesta visita a equipe de arte-educadores conduzem pessoas de todas as idades em uma viagem cultural, utilizando a música como guia pelo acervo. São explorados ritmos brasileiros como samba, forró, coco, jongo, maracatu, ciranda e capoeira, de acordo com os temas abordados. Além da música, outras linguagens enriquecem a experiência. Os participantes refletem sobre a diversidade cultural, migração, profissões, práticas sociais, família, festividades e arte. Os roteiros são adaptados para diferentes faixas etárias e temas específicos podem ser priorizados a pedido dos visitantes. São 25 vagas por horário e as inscrições devem ser feitas na bilheteria do museu, por ordem de chegada.
12h e 17h – Baú de brinquedos populares – A equipe de arte-educadores abre um baú de brinquedos populares, como ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos, cordas de pular, giz para amarelinha e bambolês, todos os fins de semana. Muitos desses brinquedos são representados em esculturas nas exposições, especialmente no setor Brincares – brincadeiras e brincantes. O objetivo é incentivar o público a experimentar essas atividades ao ar livre, na espaçosa praça-jardim em frente ao museu. Em caso de chuva, a atividade é realizada na sala multiuso.
16h – Telepático – O espetáculo da Cia Circo Dux é o resultado de uma pesquisa que une técnicas de mentalismo, Ilusionismo, malabarismo, excêntricos musicais e humor. Em cena, Lucas e Palito executam ainda incríveis números virtuosos e cômicos, demonstrações musicais excêntricas com objetos inusitados e convidam o público para uma experiência ímpar.
Dia 13 de outubro
11h e 15h – Visita musicada.
12h e 17h – Baú de brinquedos populares.
16h – Homem Foca – Um dos maiores malabaristas do Brasil, Guga Morales executa diversas técnicas neste espetáculo recheado de improvisações, comicidade e momentos surpreendentes. Além de equilibrar objetos do cotidiano de maneira inesperada, executa truques com corda e balões e faz malabarismo com bolas e com o incrível monociclo girafa.
Dia 14 de outubro
10h – O Homem Bola – Redondo como o planeta Terra, o incrível Homem Bola (Horácio Storani) dá o ar da graça em uma impactante performance que conduz a relação entre palhaço e platéia para a hilariante fusão entre um homem em colante e um balão de gigantescas proporções.
11h e 15h – Visita musicada.
12h e 17h – Baú de brinquedos populares.
16h – Circo Teatro Saltimbanco – O Circo Teatro Saltimbanco tem suas raízes no século XIX, na Itália, e chegou ao Brasil de navio em 1893, com os precursores desta grande família circense, Affonso Cericola e Maria De Vitto. Juntos eles deram início a uma tradição familiar de amor e respeito ao circo que hoje está na sexta geração de artistas.
Dia 15 de outubro
10h – Bebês no Museu do Pontal. Especial circo.
11h e 15h – Visita musicada.
12h e 17h – Baú de brinquedos populares.
16h – Neca Pop Star – Espetáculo da Cia Artística Sol Sem Dó, com dramaturgia de Pereira França Neto, o Palhaço Tubinho, e direção de Fernando Sampaio, da Cia La Mínima. Na história, Neca de Catibiriba (Letícia Lisboa) entra em disputa com o ator Manfred (Jessé Cabral) para ver quem faz o melhor show, deleitando o público com esse divertido confronto.
Ingressos
A Retirada dos ingressos para os eventos precisa ser feita na recepção com pelo menos 45 minutos de antecedência. Sujeito a lotação.