Férias divertidas no Museu do Pontal 2023

Localizado em novo endereço desde outubro de 2021, o Museu do Pontal está cheio de atividades que envolvem arte, brincadeira e natureza para as crianças nessas férias de 2023.

Entre os dias 7 e 22 de janeiro de 2023 o espaço estará oferecendo uma intensa programação gratuita que conta com oficinas de arte e educação ambiental, contação de histórias, espetáculos de palhaçaria e muita brincadeira ao ar livre.

Fachada do Museu do Pontal
Fachada do Museu do Pontal

Férias 2023 no Museu do Pontal

Todas as quintas e sextas-feiras a partir de 10h30 acontecem as oficinas de educação ambiental, em parceria com o Instituto Moleque Mateiro onde as crianças criarão brinquedos a partir de materiais recicláveis usando muita criatividade. Pintura com pigmentação natural, plantação na horta e caçada ao tesouro e banho de mangueira são algumas das atividades que irão ocorrer na programação.

Ainda nas quintas e sextas a programação entre 15h30 e 17h30 é com a equipe de arte-educadores do Museu do Pontal . Eles comandam as brincadeiras coletivas como pique bandeirinha, futebol e queimado.

Nos sábados e domingos, às 10h é quando rolam as oficinas de arte.

Já na parte da tarde os sábados e domingos, à partir de 16h é a hora do circo apresentar seus espetáculos de palhaçaria. Um dos destaques é o Homem Bola, personagem do artista Horácio Storani que encantou o público do festival O Circo Chegou, realizado em outubro.

Além do circo, aos domingos, a partir das 16h também haverá contação de histórias para a criançada.

Para participar das atividades mencionadas o ideal é reservar o seu ingresso com antecedência pelo site da sympla. Apesar das atividades serem gratuitas, você pode fazer uma contribuição voluntária. Essa é uma maneira de continuar incentivando a cultura.

Bonde interativo no Museu do Pontal
Bonde interativo no Museu do Pontal

Visitas Musicadas e Baú de Brinquedos

Além de todas as atividades que falamos acima as Visitas musicadas e o Baú de brinquedos são atividades que normalmente acontecem aos finais de semana no calendário fixo do museu e que ganharão sessões extras durante as Férias no Pontal.

As Visitas Musicadas são visitas pelas instalações do museu utilizando a música como elemento chave de condução do grupo pelo acervo, mas além a música, outras linguagens são utilizadas para tornar esta experiencia única e participativa.

Você verá instrumentos musicais que tocam ritmos tipicamente brasileiros como o samba, forró, coco, jongo, maracatu, ciranda, capoeira e outros. A visita levanta a reflexão sobre a diversidade cultural brasileira, as relações entre o mundo do campo e o das grandes cidades e muito mais.

Pessoas de todas as idades podem participar e os roteiros são adaptados às diferentes faixas etárias. As visitas musicadas acontecem aos sábados e domingos, às 11h e as 15h e são 25 vagas. As inscrições são feitas na bilheteria do museu, por ordem de chegada.

O Baú de Brinquedos é o momento que os educadores compartilham com os pequenos brinquedos populares como ioiô, petecas, piões, fantoches, cordas para pular, giz para riscar amarelinha, bambolês e outros. A atividade acontece na grande praça em frente ao museu ou na sala multiuso em dias de chuva, sempre aos sábados e domingos às 12h e às 17h.

Contação de histórias no Museu do Pontal
Contação de histórias no Museu do Pontal

Onde comer no Museu do Pontal

O Museu do Pontal conta com uma cafeteria chamada Divino Café que terá um cardápio especial no período para almoço. Os pratos terão preços a partir de R$ 25 para atender as famílias que quiserem passar o dia todo por lá.

Divino Café - Museu do Pontal
Divino Café – Museu do Pontal

Informações Úteis sobre o Museu do Pontal

Infraestrutura: O espaço oferece estacionamento gratuito (poucas vagas), sanitários e bebedouro.

Endereço: Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300 – Barra da Tijuca,

Contato: atendimento@museudopontal.org.br e (21) 2490-2429

Site: museudopontal.org.br

Como chegar no Museu do Pontal

Infelizmente não é possível chegar até a porta do museu de transporte público. A melhor opção é pegar o BRT até a estação Bosque da Barra e completar o trajeto (2,6 km) com carro de aplicativo.

Débora Santiago
Débora Santiago

Débora é a mãe do Bê, turismóloga, fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Depois de rodar o Rio em busca de atividades para crianças, resolveu escrever um blog para quem busca destinos e atividades divertidas na Cidade Maravilhosa com seus pequenos.
Além do Pequenos no Rio escreve para os blogs O Diário de uma Viajante e Day Use no Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesse post falamos sobre:

Pequenos no Insta: