No dia 10 de janeiro o Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, localizado no Flamengo, reabre com diversas novidades e atividades para a família. Estações educativas, oficinas, uma nova exposição em todo o prédio e atrações do Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro) fazem parte da programação gratuita, tornando o local uma opção imperdível para as férias escolares de janeiro.
Confira no artigo abaixo as novidades e programação para as férias de janeiro 2024.
Veja também
+ Colônia de férias da Secretaria do Ambiente e Clima nos parques naturais do Rio
+ Férias no Museu Eva Klabin – Programação janeiro 2024
Férias no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia
No mesmo dia 10 de janeiro também será inaugurada a exposição “Casa Comum” no Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia. Esta instalação multimídia se estenderá por todos os andares, apresentando obras e experiências que destacam o planeta Terra como a “casa comum” de todos os seres vivos. A exposição inclui uma sala imersiva, obras de videoarte e uma escultura impressionante de uma anaconda gigante, com 25 metros de comprimento, percorrendo vários andares do prédio. A exposição fica aberta até 10 de março.
No sábado, 13 de janeiro, às 15h e às 16h, as crianças terão a oportunidade de se aventurar em duas oficinas de parkour intituladas “Sobe e Desce – Grandes Percursos para Pequenas Pessoas”. Durante a atividade, destinada a crianças de três a sete anos e sujeita à lotação de 20 participantes em cada sessão, serão praticados movimentos e acrobacias leves no espaço do centro cultural. A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento, liberdade, autonomia e criatividade corporal, utilizando o mobiliário local como suporte e obstáculos. Crianças com dificuldades de locomoção são bem-vindas, e os responsáveis devem comunicar à produção do evento.
Em comemoração ao dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, ocorre no dia 20 de janeiro, às 15h, a estação educativa “Carioca”. A partir da cartografia da cidade do Rio e de seus bairros, a atividade vai propor uma descoberta
sobre o significado destes e outros nomes por meio de um lúdico e divertido jogo de tabuleiro. E quem participar vai descobrir que o nome de muitos bairros da cidade tem origem indígena e que o próprio termo “carioca”, em
tupi-guarani, significa “Casa do homem branco”.
Já no dia 27 de janeiro é dia de cinema no Futuros – Arte e Tecnologia. A primeira edição da estação educativa “Cine Musehum” exibirá o curta de animação “Pajerama”, dirigido por Leonardo Cadaval. A produção de nove minutos tem um jovem índio como protagonista e aborda questões como a ocupação de territórios indígenas e a devastação ambiental. As professoras Marize Guarani e Ana Pardo participam da atividade, que acontece às 15h.
Além das novidades, os visitantes podem desfrutar das atrações permanentes do Musehum, o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro. Tanto crianças quanto adultos têm a oportunidade de aprender e refletir sobre o tema das comunicações por meio de diversas instalações interativas e imersivas.
Dentre as atrações, destacam-se o voo panorâmico de balão, com o uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido, e a instalação “A Roda”. Esta última é uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, ressaltando a importância de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.
Ao completar 18 anos, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia continua a cumprir sua missão original de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia. Fundado e mantido pela Oi, e agora com a parceria de novos apoiadores, como EY, Eletrobras Furnas e BMA Advogados, o Futuros mantém-se como um espaço vibrante.
Com uma programação diversificada que destaca a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia, o centro atrai cerca de 100 mil visitantes anualmente. Suas instalações, que incluem galerias de arte, teatro multiuso, bistrô e o Musehum, Museu das Comunicações e Humanidades, com mais de 130 mil peças históricas, oferecem um ambiente propício para reflexões sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas. O Futuros continua a ser um marco na promoção do acesso à cultura e ao conhecimento.
Exposição “Casa Comum”
Data: 10 de janeiro a 10 de março
Horário: quarta a domingo, das 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Entrada franca
Oficinas de parkour “Sobe e desce – Grandes percursos para pequenas pessoas”
Data: sábado, 13 de janeiro
Horário: duas sessões de 1h cada, às 15h e 16h
Público: crianças de 3 a 7 anos
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Entrada franca
Estação educativa “Carioca”
Data: sábado, 20 de janeiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Entrada franca
Estação educativa “Cine Musehum”
Data: sábado, 27 de janeiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Entrada franca
Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro
Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11 às 18h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca
O Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia fica na Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo.