Festival de Circo no Museu do Pontal – Dia das crianças

O Museu do Pontal celebra aniversário e Dia da Criança com festival nos dias 12e 13 de Outubro.  Há três anos na Barra, instituição promove maratona circense e faz homenagem a Mestre Martelo do Cavalo Marinho, de Pernambuco. Confira detalhes ao longo desse artigo.

Festival de Circo no Museu do Pontal – Dia das crianças

O Festival de Circo no Museu do Pontal terá espetáculos e performances do mundo do picadeiro, apresentações musicais, brincadeiras e oficinas. Toda a programação é gratuita e haverá vans gratuitas saindo do metrô da Barra e Terminal Alvorada, em direção à instituição.

O grande homenageado destes dois dias de encantamento é o octogenário Sebastião Pereira de Lima, o Mestre Martelo, o Mateus mais idoso em atividade no país. “Mateus é a figura fundamental do folguedo do Cavalo Marinho pernambucano, quem anima a brincadeira e diverte o público. O festival do Museu do Pontal chega, portanto, envolto pela cultura popular, revelando as peculiaridades deste universo em diferentes regiões do país.

Serão mais de 10 espetáculos e oficinas circenses preparados especialmente para você e sua família e a entrada e gratuita com retirada de ingressos no local, nos dias do evento.

Confira abaixo a programação:

12 de outubro

10h30 e 11h20 – Faz bola: Bolhas de sabão. A expert em bolhas de sabão Clariana Maia, desde 2018 atuando em eventos, feiras e praças do Rio de Janeiro, fará brincadeiras com bolhas de sabão gigantes com o público.

10h50, 11h55m e 12h25 – Ensaio sobre o belo. Com um monociclo, a artista circense Denise Lomeli fará uma performance em que interage com o monociclo como se este fosse um personagem.

10h15, 11h05 e 11h40 – Intervenção circense – Bambolê. Bambolês, bolas e malabares. Esses objetos circenses são explorados de forma poética pela artista baiana Eline Hirano, criando interações entre estes e o corpo.

10h, 11h05, 12h10 – Trio Engenhoca + Pulo do Gigante. O Trio Engenhoca se apresenta com uma zabumba cheia de penduricalhos percussivos, sanfona, tuba e trompete. Enquanto a música rola, o ator circense e palhaço Pão Doce (Ghabriel Marquiori) interage com o público e até pula corda na perna de pau.

13h – Roda Ser Cultural.  Oficina de perna de pau e brincadeiras populares com ClaCla Pacheco. Público alvo: crianças de 5 a 12 anos.

15h – Circo Bambolina e Bobinaldo. O espetáculo conta com números de malabarismo, acrobacia, bambolê, monociclo, mágica e muito humor. Bambolina e Bobinaldo formam uma dupla de palhaços que tem como fiel escudeiro um amigo imaginário, o unicórnio Uni. O “sumiço” de Uni, quando entram em cena, é o mote para o início da encenação.

16h30 – Brincadeira de Mateus e lançamento do livro. A dupla Mateus e Bastião anda pelo mundo carregando seus matulões (mudança) repletos de brincadeiras de cavalo-marinho, coco de roda, loa, toada e presepada. Além da performance desenvolvida por Mestre Martelo e Cibele Mateus, haverá o lançamento do livro “Mateus de uma vida inteira”, que conta a trajetória de vida de Mestre Martelo.

18h – Circo Teatro Saltimbanco. Apresentação da companhia de Niterói, que carrega a história de 131 anos de atividades circenses da família Cericola, com números de equilíbrio, malabarismo, magia e palhaços.

13 de outubro

10h – Bebês no Museu do Pontal – Uma edição especial da roda de musicalização. Vagas limitadas: 40. Para bebês de 6 meses a 3 anos.

11h20 – Fábrica de Nuvem. O espetáculo narra a saga de uma funcionária da fábrica e suas peripécias para salvar o planeta de uma crise climática. A peça, sob a direção do dramaturgo João Ferreira, envolve uma rica combinação de linguagens artísticas, incluindo manipulação de bonecos, magia, palhaçada e música.

12h – O Mirabolante Homem Bola. Com números de equilibrismo, excentricidade musical e charlatanismo, a performance do Homem Bola (Horácio Storani) tem como fio condutor o jogo estabelecido entre o palhaço e a plateia, culminando com a fusão entre um homem e um balão de proporções fora do comum.

13h – Oficina de malabares. Através da experiência do multi artista circense Ivo Bernardo e suas técnicas de equilíbrio com objetos, o público irá aprender a jogar tudo para o alto sem perder o controle. A oficina ensina técnicas de equilíbrio com bastões, bolas, pratos e bandeiras, para iniciantes e pessoas de nível avançado.

14h30 – Mamulengo Flor Mimosa. O Mamulengo é uma manifestação de característica popular e artística do Nordeste e patrimônio imaterial brasileiro. O espetáculo da companhia Mamulengo Flor Mimosa tem música, dança, elementos circenses, uma poética vinda dos versos e das loas, mamulengos e ventriloquia.

15h30 – Orquestra Circônica e Brilhetes de Anchieta. A orquestra mistura circo e Carnaval. O repertório é composto por clássicos de circo, músicas de desenho animado, temas de jazz, trilhas de filmes de Charlie Chaplin, misturado ao clima das marchinhas de carnaval. Durante a apresentação haverá, ainda, números de malabarismo, monociclo, pernas de pau e palhaçaria. O grupo feminino Brilhetes de Anchieta vai simular uma saída de bate-bola.

17h – Espetáculo “O Picadeiro”. A apresentação circense, desenvolvida pela companhia Patrick, o Mágico, conta com mágico, ilusionista, malabarista, equilibrista e palhaço. Os artistas se revezam em cena, deixando a plateia encantada com o mundo do circo contemporâneo.

Atrações Fixas no Museu do Pontal

Visita Musicada

Durante o festival a visita musicada às exposições acontece em diversos horários.

  • Dia 12: 10h20; 11h30, 13h30 e 16h.
  • Dia 13: 10h, 11h30, 14h e 16h.

Baú de brinquedos populares

Brinquedos circenses dão um tom especial ao baú durante o festival.
  • Dia 12: 11h20, 12h30, 14h30 e 17h30.
  • Dia 13: 11h, 13h, 15h e 17h.

Feira Gastronômica no Museu do Pontal

Para matar a fome e a sede do público, o festival contará com barraquinhas onde será possível comprar lanches, salgados, doces e bebidas diversas.

Ingressos para o Festival do Circo

A entrada no festival e nas exposições do museu é gratuita e livre para todas os públicos.

Será necessário retirar ingresso para as oficinas e espetáculos do festival, visitas musicadas e exposições. Basta ir à recepção do museu 45 minutos antes da atividade escolhida.

Como chegar no Museu do Pontal

Vans gratuitas sairão da estação de metrô Jardim Oceânico (saída A – Lagoa) e do estacionamento do terminal de ônibus Alvorada. Basta chegar a um desses pontos e procurar pelo nosso orientador de público. Saídas a cada 20 minutos, a partir das 9h30 até 17 no sábado e até 16h no domingo. As vans estarão disponíveis para retorno até o final do evento.

Para quem for de carro, será permitido estacionar ao longo da via do Museu do Pontal.

Débora Santiago
Débora Santiago

Débora é a mãe do Bê, turismóloga, fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Depois de rodar o Rio em busca de atividades para crianças, resolveu escrever um blog para quem busca destinos e atividades divertidas na Cidade Maravilhosa com seus pequenos.
Além do Pequenos no Rio escreve para os blogs O Diário de uma Viajante e Day Use no Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesse post falamos sobre:

Pequenos no Insta:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.