Programação do Museu da Vida Fiocruz: Janeiro de 2024

A programação de janeiro está recheada de ações especiais no Museu da Vida Fiocruz. Você poderá participar de atividades educativas e oficinas, além das exposições e a visita ao castelo da Fiocruz que todo mundo ama!

Nos meses de janeiro e fevereiro o  Museu da Vida Fiocruz vai estar funcionando em um novo horário: de terça a sábado, das 10h às 16h e vale saber que o agendamento de grupos também está suspenso, portanto, se você deseja visitar o Museu com o seu grupo, basta aparecer! Não é necessário fazer agendamento.

Confira a programação completa do Museu e prepare-se para muita diversão nas férias de janeiro 2024.

Atenção! Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação, por isso chegue cedo!

Veja também
Blow Up: um sopro de diversão – exposição de artes infláveis no VillageMall
Brincar é Ciência – Férias de Janeiro 2024 no Museu do Amanhã

Programação do Museu da Vida Fiocruz: Janeiro de 2024

Atividades educativas

A História que Eu Conto 
Quando: terças e quartas-feiras, às 10h e às 15h
Onde: varandas do Castelo da Fiocruz
Idade: a partir dos 10 anos
Que tal desvendar a história do Castelo por meio das imagens antigas apresentadas na visitação? Monte a versão da sua história!

Fato ou Fake 
Quando: terças e quartas-feiras, às 10h e às 15h
Onde: Prédio da Cavalariça
Idade: a partir dos 10 anos
Nesta atividade, os visitantes podem distinguir as notícias verdadeiras ou falsas apresentadas no módulo Vacina: Proteção para Todos.

Bancada de Pasteur 
Quando: terças e quintas-feiras, às 10h e às 14h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Atividade educativa que estimula a curiosidade das crianças, por meio de experimentos de química, que utilizam entre outros, balões, ácidos, velas para discutir o tema de forma acessível e divertido para as crianças.

Desenhando crânios 
Quando: terças e quintas-feiras, às 10h e às 14h
Onde: Sala de Experimentação (Pirâmide)
Idade: a partir dos 10 anos
Você já viu a diferença entre um crânio humano e um crânio de gorila? Nesta atividade, vamos aprender a desenhar crânios de primatas e hominídeos enquanto conversamos sobre evolução.

Sala de Experimentação 
Quando: terças e quintas-feiras, às 11h e às 15h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Participe de atividades lúdicas para discutir sobre o cérebro de diferentes animais e aprender um pouco sobre corpo humano.

Câmara Escura 
Quando: quartas e sextas-feiras, às 10h e 14h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Você terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona e se divertirá com sombras coloridas.

Há vida na gota d’água
Quando: quartas e sextas-feiras, às 11h e às 15h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Ao observar amostras de águas e microscópios, os visitantes são convidados a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecer uma parcela do mundo microscópio em uma gota d´água.

Micro-macro-mundo 
Quando, quartas, sextas e sábados, às 10h e às 15h
Onde: Sala de Experimentação (Pirâmide)
Idade: a partir dos 07 anos
As coisas do universo têm diversos tamanhos: algumas são do tamanho de um ser humano, outras são gigantescas, como os planetas. E existem organismos minúsculos, que não conseguimos ver. Vamos passear pelo parque da ciência e catalogar as diferentes dimensões do que encontrarmos: dos vírus ao sol.

O SUS é a minha cara 
Quado: Quintas e sextas-feiras, às 11h e às 14h
Local: Cavalariça
Idade: a partir dos 10 anos
Venha dialogar conosco sobre os diversos relatos de identidade, exercício de cidadania e saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)!

Oficinas

Oficina de Bordado 
Quando: 27/01 (sábado), das 10h às 12h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir dos 12 anos
Vamos bordar figuras de cientistas mulheres e conversar sobre a sua importância na sociedade?
Grupos limitados a 20 pessoas.

Poesia em Libras 
Quando: 30/01 (terça), às 10h e às 13h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir dos 12 anos
Gosta de poesia? Então vamos conhecer poesias sobre ciência e saúde em libras e aprender alguns sinais.
Grupos limitados a 20 pessoas

Atividades externas

Visita ao Castelo da Fiocruz* 
Quando: De terça a sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência oferece uma ampla área ao ar livre com vários equipamentos distribuídos, organizados em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida. Na seção Energia, os visitantes podem interagir com dispositivos que ilustram as transformações energéticas controladas pela humanidade, como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana. Essas experiências proporcionam discussões sobre origem de energia, eficiência energética e impacto de tecnologias energéticas. Além disso, a área inclui atrações como o Jardim dos Códigos, Espelhos Sonoros e Tubos Musicais para um ambiente interativo e divertido. A seção Organização da Vida apresenta equipamentos, painéis e modelos tridimensionais que revelam as relações entre os mundos macroscópico e microscópico, incluindo uma célula animal gigante e esculturas que explicam a fala e a audição. O Parque da Ciência é acessível e oferece atividades como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas. Importante observar que não há atividades em dias de chuva.

Exposições

Aedes: Que mosquito é esse? 
Quando: De terça a sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz / Museu da Vida Fiocruz
Idade livre
Entrada gratuita

Exposição ‘Aedes: Que mosquito é esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti.  Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. Mais informações aqui.

* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

Vida e saúde: relações (in)visíveis 
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição ‘Vida e saúde: relações (in)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

Teatro

Peça ‘É O Fim da Picada!’ 
Quando: terças, quartas e quintas-feiras, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’ 
Quando: sextas-feiras, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios…. Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

Débora Santiago
Débora Santiago

Débora é a mãe do Bê, turismóloga, fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Depois de rodar o Rio em busca de atividades para crianças, resolveu escrever um blog para quem busca destinos e atividades divertidas na Cidade Maravilhosa com seus pequenos.
Além do Pequenos no Rio escreve para os blogs O Diário de uma Viajante e Day Use no Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesse post falamos sobre:

Pequenos no Insta: