Pequenos no Rio

Melhores Praias no Rio de Janeiro para ir com crianças

O verão está aí e o calor do Rio não perdoa. Para quem quer garantir alegria das crianças sem gastar muito a praia sempre é uma opção de passeio para entreter os pequenos e assim passar boas horas de diversão em família.

Veja também
– Férias divertidas no Museu do Pontal 2023
– Férias no Shopping Aerotown: Shows, teatrinho e mais

Fizemos uma seleção das melhores praias no Rio de Janeiro para ir com as crianças e explicamos os motivos pelas quais elas fazem parte da lista.

Baldinho de praia e castelos de areia
Foto: Freepik

Melhores Praias no Rio de Janeiro para ir com crianças

Praia do Leblon

A praia do Leblon é boa para aqueles que dependem do transporte público já que nesse quesito a região é bem servida com ônibus e estações de metrô à disposição.

A praia conta ainda com o “baixo bebê” um quiosque com uma super infraestrutura para as mamães que estão acompanhadas de bebês, já que no quiosque há infraestrutura de fraldário, parquinho, muitas mamães com outros bebês e até possibilidade de aluguel de piscininha plástica.

Em contrapartida há dois pontos negativos: o mar costuma ser sempre agitado e a praia costuma estar sempre cheia, justamente pela facilidade do acesso.

Praia da Barra da Tijuca

Um pouco mais tranquila em relação ao movimento de pessoas que as praias da Zona Sul é uma outra opção de praia para ir com a família na Zona Oeste do Rio.

A infraestrutura nos arredores é das melhores (com oferta de restaurantes, hospedagem e comercio em geral), sua orla é povoada de quiosques, muitos deles com seu próprio parquinho infantil e que serve de suporte para aqueles que querem passar muitas horas na praia.

O mar também é agitado, mas se a criança for bem pequena você pode levar uma daquelas piscininhas plásticas. Já para os maiorzinhos podem fazer castelinho de areia, cavar a sua própria piscininha natural, tomar banho de mar na beirinha da água, acompanhado pelos pais, e até jogar frescobol.

Praia da Barra da Tijuca
Praia da Barra da Tijuca

Praia da Joatinga

Uma praia escondida no meio do cenário urbano entre São Conrado e Barra da Tijuca. Seu acesso é através de um condomínio fechado no Bairro do Joá.

Aqui a dificuldade é mesmo o acesso, já que além de ter que chegar muito cedo para garantir a vaga no estacionamento, os papais e pequenos terão que encarar uma trilha na pedra para alcançar a praia, por isso não recomendamos para quem está com bebês de colo e nem para crianças que já não estejam mais acostumadas com esse perfil aventureiro.

Não há qualquer infraestrutura nessa praia, por isso, você terá que levar tudo o que for necessário para passar o dia. Os pontos positivos são: por ser uma praia mais escondida e com acesso mais delicado ela costuma ficar mais vazia que as outras praias da cidade e além disso em algumas épocas do ano o mar dessa região costuma ficar mais tranquilo, permitindo o banho de mar para a criança também, sempre sob a supervisão dos pais.

Praia da Joatinga
Praia da Joatinga

Praia de Grumari

A praia não apresenta uma grande infraestrutura, pois apenas alguns quiosques estão espalhados na sua orla, contudo essa é a melhor opção de praia para quem quer fugir do agito. Como o local não possui acesso via transporte público, não costuma ficar lotada, até por conta da sua longa extensão, mesmo assim, chegue cedo para garantir uma vaga de estacionamento.

Assim como nas outras praias do Rio, o mar é agitado, mas na beirinha e com cuidado dá para se molhar um pouquinho ou também investir no bom e velho banho de baldinho.

Praia dos Amores

Essa dica veio a partir de uma se nossa leitoras, a Carol Mello. A Praia dos Amores é uma das menores praias da cidade, mas tem feito sucesso das redes sociais nos últimos tempos, especialmente nos dias em que suas águas estão cristalinas.

O mar é calmo, mas como é uma praia pequena e de fácil acesso geralmente tem sua estreita faixa de areia super ocupada pelos visitantes.

Há de se ficar atento também a balneabilidade, especialmente por conta dos pequenos, já que essa praia acaba sendo atingida pela poluição do esgoto mal resolvido do Complexo Lagunar da Barra. Especialistas e moradores dizem que o melhor é ir em horários de maré cheia, quando o mar entra.

Ela atrai praticantes de stand up paddle, caiaque e jet ski, entre outros esportes náuticos.

No entanto a Praia dos Amores oferece uma atmosfera amistosa, cercada de casas e prédios mais baixos, restaurantes, bares e ângulos inusitados das belezas da Barra da Tijuca.

Praia dos Amores
Praia dos Amores

Infelizmente o Rio de Janeiro não conta com nenhuma opção de praia de mar calminho que seja própria para banho. Nos locais em que as ondas são mas tranquilas, a balneabilidade está comprometida como por exemplo na Urca ou nas praias da Ilha do Governador.

No mais, não esqueça os acessórios importantes como protetor sola e boné e agora é só curtir a praia.

Se quiser deixar a sua dica de praia para ir com crianças no Rio fique a vontade para falar conosco a partir dos comentários.

Débora Santiago
Débora Santiago

Débora é a mãe do Bê, turismóloga, fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Depois de rodar o Rio em busca de atividades para crianças, resolveu escrever um blog para quem busca destinos e atividades divertidas na Cidade Maravilhosa com seus pequenos.
Além do Pequenos no Rio escreve para os blogs O Diário de uma Viajante e Day Use no Rio.

7 respostas

  1. Fui ao Rio e a praia do Leme me impressionou bastante, em alguns trechos vi diversas crianças. A agua estava calma, e LÓGICO… não descuidei. Mas entres as praias do RIO DE JANEIRO foi a praia que mais soltei meus meninos, um com 4 e outro 5 anos. Fica a dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesse post falamos sobre:

Pequenos no Insta: