Pequenos no Rio

Brincando com ciência – Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz

O Museu da Vida promove no dia 7 de outubro, de 10h às 16h, o evento gratuito em comemoração ao dia das crianças: ‘Brincando com Ciência’, que está recheado de arte, cultura, brincadeiras e ciências, claro.

Veja também
Programação Infantil de Outubro 2023 no Rio de Janeiro
Programação Infantil no Rio – Feriado 12 de outubro 2023 – Dia das Crianças

Os visitantes vão conferir nossas peças de teatro, visitar exposições e o Parque da Ciência, entrar no Castelo Mourisco, ouvir histórias, participar de oficina de pipas, fazer uma trilha, conhecer o passo a passo de como escovar os dentes e até brincar de fazer rima em uma oficina de cordel.

Confira a programação ao longo do artigo.

Dia das Crianças no Museu da Vida
Tubos Musicais no Parque da Ciência – No Museu da Vida

Dia das Crianças no Museu da Vida – Fiocruz

Peças e Shows

É o Fim da Picada – Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Sessões às 10h10 e 11h10/ Tenda da Ciência Virginia Schall/ a partir de 12 anos
Obs.: distribuição de senhas a partir das 9h30.

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’ – Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios…. Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!
Sessões às 13h10 e 14h10/ Tenda da Ciência Virginia Schall/ a partir de 8 anos
Obs.: distribuição de senhas a partir das 10h30. * Sessões com recursos de acessibilidade (intérprete de libras e audiodescrição)

Atividades educativas

Vamos escovar os dentes? – Nesta atividade, o visitante pode conhecer e exercitar as etapas necessárias para cuidar da saúde bucal.
Saídas às 10h30 e 14h/ Foyer/de 5 a 10 anos

Oficina de Pipas – Instrutores vão ensinar as crianças a confeccionar pipas e sensibilizá-las a soltar pipa corretamente, evitando acidentes. Está prevista também a distribuição de pipas já prontas.
Durante todo o dia, a partir das 11h e das 13h/ Parque da Ciência/ A partir de 5 anos (menores, somente acompanhados)

Oficina cordel e território: Experimentalismo Brabo – Brincando e rimando, crianças e adolescentes são convidados para refletir sobre seus territórios e aprender um pouco sobre a métrica, a oração e a rima no cordel brasileiro.
Sessões com recursos de acessibilidade (intérprete de libras).
Sessões 11h e 14h/ Centro de Recepção/ 10 a 14 anos

Realejo Científico – A partir da exposição de 13 imagens de cientistas mulheres da Fiocruz, registradas no livro infantojuvenil, o público é convidado a participar, escolhendo uma das cientistas biografadas. A interação com o público é feita com brincadeiras e surpresas literárias, incentivando a reflexão sobre as frases e a continuidade de uma pesquisa após a atividade, junto com suas famílias ou escola, para conhecer mais detalhes dessas mulheres em questão e também descobrir outras formas de empoderamento.
Sessões de 10h às 11h30 e 13h30 às 14h30/ Centro de Recepção/Livre

Trilha Científica Oswaldo Cruz – Nessa atividade, os visitantes percorrem uma pequena trilha que atravessa o Campus Manguinhos, com paradas em diversos pontos. Durante o passeio, são abordados diversos temas, como a história da instituição, espécies da vegetação e curiosidades sobre o campus. Realizada de forma lúdica e interativa, são utilizados diferentes recursos como: imagens, experimentos e até observação em lupa – tudo isso para estimular o espírito científico, permitindo assim um diálogo entre o público e os educadores.
Saídas às 11h e 14h30/ Centro de Recepção (ponto de encontro)/A partir de 10 anos
Obs. 1: distribuição de senhas a partir das 9h30.
Obs. 2: grupos de idosos – somente aqueles que tenham razoável mobilidade.
Obs. 3: não há atividades em dias de chuva.
Obs. 4: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

Troca-troca de livros – Nesta atividade, o visitante poderá trocar livros infantis e infantojuvenis com outros participantes do evento ‘Brincando com Ciência’.
Das 10h às 16h/ Centro de Recepção

Exposições

Vida e saúde: relações (in)visíveis – A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.
Das 10h às 16h/Prédio da Cavalariça
Obs.: O fluxo de visitantes será contínuo, não havendo distribuição de senhas.

Rios em Movimento – Rios em Movimento’ é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos – Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história –, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios.
Das 10h às 16h/ Salão de Exposições Temporárias
Obs.: O fluxo de visitantes será contínuo, não havendo distribuição de senhas.

Visitações

Parque da Ciência, Sala de Experimentação – Pirâmide e Castelo Mourisco

Confira informações detalhadas sobre o Museu da Vida e Castelo Mourisco na Fiocruz RJ.

Como chegar no Museu da Vida

Dê ônibus

Há pontos de ônibus próximos a três entradas do Museu da Vida Fiocruz. Um fica perto da entrada principal, do outro lado da Avenida Brasil (há passarela para o cruzamento de pedestre). Outro fica na Avenida Brasil, no mesmo lado do museu, em uma segunda entrada de pedestres. Há pontos de ônibus próximos à entrada da Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.

Como há muitas mudanças nas linhas e itinerários dos ônibus, sugerimos que você consulte o site VádeÔnibus.

De trem

A estação de trem Manguinhos, no ramal Gramacho da Supervia, fica quase em frente à entrada da Fiocruz da Rua Leopoldo Bulhões, 1.480.

De carro

Basta inserir o endereço no seu sistema de navegação por GPS. A entrada principal é pela Av. Brasil, 4.365 (na altura da passarela 6).

Débora Santiago
Débora Santiago

Débora é a mãe do Bê, turismóloga, fotógrafa por profissão e blogueira por vocação. Depois de rodar o Rio em busca de atividades para crianças, resolveu escrever um blog para quem busca destinos e atividades divertidas na Cidade Maravilhosa com seus pequenos.
Além do Pequenos no Rio escreve para os blogs O Diário de uma Viajante e Day Use no Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nesse post falamos sobre:

Pequenos no Insta: